As respostas educativas
poderão passar pelo reforço e pelo desenvolvimento das seguintes estratégias:
a) Aproveitar
as atividades propostas para o grande grupo;
b) Estimular
a integração no grupo através de jogos que promovam o diálogo entre as crianças
/jovens;
c) Individualização
– trabalhar com o aluno tendo em conta as suas caraterísticas e nível de
desenvolvimento pessoal;
d) Seleção
das aprendizagens mais importantes para um desempenho efetivo, tanto nos
ambientes integrados e atividades imediatas, como futuras;
e) Ajudas
verbais, físicas e/ou gráficas - cada tarefa deve ser iniciada com uma
explicação verbal simples e entusiasta do trabalho a realizar – fichas de
estudo dirigido, com objetivos bem definidos para cada conteúdo ou tema;
destacar a informação mais importante; mapas concetuais, etc.;
f) Redução
do número de conceitos apresentados de uma só vez;
g) Valorização
dos progressos de acordo com o seu esforço;
h) Reforço
de todos os comportamentos positivos;
Estabelecer limites para terminar as tarefas, suscetíveis
de serem cumpridos pelo aluno, de modo a proporcionar-lhe oportunidade de
sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário