O
número de alunos com Dificuldades Especificas de Aprendizagem/Dislexia,
continua a aumentar. Urge estarmos atentos, enquanto profissionais da educação.
Para
melhorar as estratégias de ensino, é necessário conhecer as causas e os fatores
que provocam tanto insucesso neles.
A influência que a atenção/concentração e a
memória têm nas dificuldades de aprendizagem registadas na leitura e na escrita,
nos alunos do 1ºciclo é evidente. A
leitura e a escrita são atividades extremamente complexas, que estão
relacionadas com diversos processos como a linguagem, a psicomotricidade, a
perceção auditiva e visual, o comportamento emocional, a memória, a atenção,
entre outros. O papel do professor pode ser um fator decisivo para a diminuição
do insucesso dos alunos a nível da leitura e da escrita se estiver informado e
formado nesta temática.
Incapacidade de
aprender e recordar palavras visionadas;
· Escrita reflexo;
· Dificuldade em
soletrar;
· Dificuldade em selecionar
palavras adequadas para
comunicar a nível oral
e escrito;
· Não exibem prazer na
leitura;
· Dificuldade em
escrever;
· Inversão de letras e
palavras;
· Dificuldade em
guardar e recuperar nomes de palavras
escritas;
· Memória visual pobre,
quando estão em causa símbolos
linguísticos;
· Movimento errático
dos olhos quando lêem;
· Dificuldades de
processamento auditivo;
· Dificuldade em
aplicar o que foi lido a situações sociais
ou de aprendizagem;
· Confusão entre vogais
ou substituição de uma consoante;
pouca destreza manual.
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