sexta-feira, 10 de abril de 2015

Caraterísticas do aluno disléxico


O número de alunos com Dificuldades Especificas de Aprendizagem/Dislexia, continua a aumentar. Urge estarmos atentos, enquanto profissionais da educação.
Para melhorar as estratégias de ensino, é necessário conhecer as causas e os fatores que provocam tanto insucesso neles.
 A influência que a atenção/concentração e a memória têm nas dificuldades de aprendizagem registadas na leitura e na escrita, nos alunos do 1ºciclo  é evidente. A leitura e a escrita são atividades extremamente complexas, que estão relacionadas com diversos processos como a linguagem, a psicomotricidade, a perceção auditiva e visual, o comportamento emocional, a memória, a atenção, entre outros. O papel do professor pode ser um fator decisivo para a diminuição do insucesso dos alunos a nível da leitura e da escrita se estiver informado e formado nesta temática.


Incapacidade de aprender e recordar palavras visionadas;
· Escrita reflexo;
· Dificuldade em soletrar;
· Dificuldade em selecionar palavras adequadas para
comunicar a nível oral e escrito;
· Não exibem prazer na leitura;
· Dificuldade em escrever;
· Inversão de letras e palavras;
· Dificuldade em guardar e recuperar nomes de palavras
escritas;
· Memória visual pobre, quando estão em causa símbolos
linguísticos;
· Movimento errático dos olhos quando lêem;
· Dificuldades de processamento auditivo;
· Dificuldade em aplicar o que foi lido a situações sociais
ou de aprendizagem;
· Confusão entre vogais ou substituição de uma consoante;

pouca destreza manual.

Sem comentários:

Enviar um comentário