sábado, 18 de abril de 2015

Dislexia fonológica

Encontramo-nos perante uma dislexia fonológica quando se realiza uma leitura visual das palavras. A leitura visual corresponde a uma leitura onde se observam as palavras de forma global, deduzindo em vez de ler, as palavras conhecidas. Torna-se difícil sobretudo na leitura de palavras compridas, pouco frequentes e pseudopalavras. Podem ler 'casa' em vez de 'caso', adivinhando a palavra em vez de a ler. Também pode cometer erros morfológicos ou derivados, em que confundem os sufixos: comia / comendo, calculadora, calcular...
Nas crianças que têm dislexia fonológica encontramos estes erros mais comuns:
  • Confusões nas letras: d-b, p-q, b-g, u-n, g-p, d-p;
  • Omissões de letras-sílabas-palavras: chave/cave;
  • Inversões nas letras-sílabas: pai/pia;
  • Reiterações de sílabas-palavras: cozinha/cocozinha;
  • Substituição de palavras;
  • Invenções de palavras: quê/e de quê;
  • Hesitações nas palavras desconhecidas;
  • Ortográficos em palavras novas ou desconhecidas.



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