Encontramo-nos perante uma dislexia fonológica quando se realiza
uma leitura visual das palavras. A leitura visual corresponde
a uma leitura onde se observam as palavras de forma global, deduzindo em vez de
ler, as palavras conhecidas. Torna-se difícil sobretudo na leitura de palavras
compridas, pouco frequentes e pseudopalavras. Podem ler 'casa' em vez de
'caso', adivinhando a palavra em vez de a ler. Também pode cometer erros
morfológicos ou derivados, em que confundem os sufixos: comia / comendo,
calculadora, calcular...
Nas crianças que têm dislexia fonológica encontramos estes erros mais
comuns:
- Confusões nas
letras: d-b, p-q, b-g, u-n, g-p, d-p;
- Omissões de
letras-sílabas-palavras: chave/cave;
- Inversões nas
letras-sílabas: pai/pia;
- Reiterações de
sílabas-palavras: cozinha/cocozinha;
- Substituição de
palavras;
- Invenções de
palavras: quê/e de quê;
- Hesitações nas
palavras desconhecidas;
- Ortográficos em
palavras novas ou desconhecidas.
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