quinta-feira, 2 de abril de 2015

Como Diagnosticar?

Como elaborar um relatório de diagnóstico de um aluno com dislexia


Dificuldades de aprendizagem da leitura

Exemplos de testes, exercícios e jogos verbais

1.    Segmentação e reconhecimento de sons (exercício oral)
Qual destas quatro palavras que vou dizer é que começa com sons diferentes?
(um dos grupos serve de exemplo)

casa   canteiro   Paulo   bloco

pato   régua   prato   manta

calo   carvão   parvo   belo

pago   relva      manga

capa   porteiro   pargo   blusa
peta   rola   praça   minta
mala   cartão   parque   bloqueio
pala   recta   prata   manjerico
droga    falcão    frade   mesa
nada   luva    fita   caldo
dragão   fel   fresco   medo
neta   luta    filho    cola
doutor   falso   fralda   mata
nata   lota   fisga   calo
drama    falta   ferramenta   menos
nave   lula    fala   calvo


2.    Segmentação e reconhecimento de sons (exercício oral)

 Qual das palavras que vou dizer é que não rima com as outras?
 (Um dos grupos serve de exemplo)
  Pão       fim        batatal       papeleira    mercearia
 cão      botim       gela              rato            padaria
 pato     toranja     amar          horror         rabo
 cabo    mão         matagal         andor     motim






3.    Discriminação de fonemas (exercício oral)

 Qual é a diferença entre as palavras que vou dizer?
 (Um dos pares serve de exemplo)

gato  casa  maca  caça  nabo  nota  banho  mano

 pato  capa  mala  cara  cabo  bota  ranho  pano
                dia  cá  gelo  sede  sapo  papo  pedra  rosca
               roda  pia  lá  pelo  rede  papo  trapo  Pedro  mosca  moda





4.    Produção de palavras (oral e escrito)

Segmento constante Palavras a formar Unidades distintivas __ato gato, pato, rato, mato t, p, r, m ga__o galo, gamo l, m pr_to prato, preto a, e _ão pão, mão p, m _ar par, mar, lar p, m. l mu_o muro, muco, murro r, rr, c ca_o caso, cacto, carro, calo, cabo s, t, rr, l, b _anela janela, panela, canela j, p, c __ama cama, lama, fama c, l, f cam_o campo, canto p, t



5.    Anagramas (exercício escrito e/ou com letras móveis)
Forma outra palavra com as letras da palavra dada (Uma dos casos serve de exemplo: há outras palavras possíveis em vários casos) Palavra apresentada pedra sapo papo vela rato cabo amor gola Palavra a formar padre sopa popa leva rota boca Roma galo Palavra apresentada galo casa caso mala maca medo trela trapo Palavra a formar lago saca soca lama cama demo letra potra
                         
6.    Morfologia derivacional (oral ou escrito)

Escreve (diz) palavras que contenham a parte principal da palavra que eu vou dizer (Um dos casos serve de exemplo)
casa casar casamento casal casarão casinha casario casado
 pesca pescar pescaria repescar pescado pescador
estalo estalar estalado estaladiço
pensar pensador pensamento pensativo
cantar cantiga cantarolar cantora
 estrela estrelado estrelar
amar amado amador amante amor


7.    Trava-línguas, decora e repete rapidamente o seguinte trava-línguas.

 Que som é que se repete mais? O potro da pata torta trota pelo porto. Por que porto trota o potro que a pata entorta? O potro trota pelo porto do Porto. (Não gostam deste? Que pena! É da minha autoria!) A pia pega e pinga. O pinto pega e pia. Quanto mais o pinto pia, mais e mais a pia pinga. Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão o papa papava tudo seria o papa papão. O rato rói a rolha da garrafa do rei da Rússia Os três tristes tigres Copo, copo, gericopo, Copo, copo, cá Quem não disser três vezes Copo, copo, gericopo Copo, copo cá. Por este copo não beberá O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. Num ninho de mafagafos há cinco mafagafinhos quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será.

8.    Distintividade (exercício oral)


A diferença entre a primeira e a última palavra principal é a mesma nas três frases. Descobre qual é. O carro é caro Dá um murro no muro O mouro mora no morro ...

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