segunda-feira, 10 de setembro de 2018

FORMULÁRIO PARA APLICAÇÃO DE MEDIDAS UNIVERSAIS(DL nº 54/18 de 6 de julho - artigo 8.º)



APLICAÇÃO DE MEDIDAS UNIVERSAIS
(DL nº 54/18 de 6 de julho - artigo 8.º)
Ano letivo 2018/19


Nome:

Data de nascimento:

Idade:

Nível:

Grupo/Turma:

Ano de Escolaridade:

Centro Escolar:



1.    Medidas Universais de suporte à aprendizagem e inclusão
a)    Diferenciação pedagógica
    


b)    Acomodações Curriculares
    


c)    Enriquecimento Curricular


d)    Promoção do comportamento pró-social

e)    Intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos



2.    Implementação plurianual de medidas (n.º5 do Art.º 21.º)
                                  SIM   5                                  NÃO   5
(Em caso afirmativo, definir momentos intercalares de avaliação da sua eficácia.)
    
As medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão serão avaliadas … no final de cada período?


3.   Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão a mobilizar (Art.º 11.º)
    




4.   Procedimentos de avaliação
Eficácia das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
(Indicar de que forma vai a equipa multidisciplinar proceder à monitorização da implementação dessas medidas: instrumentos a utilizar para medir essa eficácia, intervenientes no processo e momentos de avaliação.)
    


5.   Procedimentos e estratégias para o envolvimento, participação e acompanhamento dos pais ou encarregado de educação na tomada de decisão e na implementação das medidas
    
¨  O acesso a registos periódicos de avaliação contínua/formativa;
¨  A oportunidade de conhecer a equipa pedagógica ou outros profissionais de referência para o aluno;
¨  A oportunidade de conhecer os espaços e ambientes de aprendizagem e, quando aplicável, a entidade de acolhimento nos períodos de formação em contexto de trabalho, entre outros.
¨  A manutenção da informação sobre as políticas e práticas da escola;
¨  O esclarecimento sobre as prioridades do projeto educativo da escola;
¨  O acesso à participação nas decisões tomadas sobre a escola;
¨  O incentivo a um contacto regular com a escola e reuniões com professores;
¨  O acesso a oportunidades diversificadas para que possam discutir os progressos e as preocupações a respeito dos seus filhos;
¨  A valorização das diferentes contribuições oferecidas à escola;
¨  A valorização do conhecimento sobre os seus filhos;
¨  O encorajamento no seu envolvimento na aprendizagem dos seus filhos.

Observações:
    


O(A) Encarregado(a) de Educação
Nome:

Data:

Assinatura:


O Coordenador da Equipa Multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (Art.º 12.º)
Nome:

Data:

Assinatura:



O Coordenador da implementação das medidas propostas (n.º10 do Art.º 21.º)
Nome:

Data:

Assinatura:



Responsáveis pela implementação das medidas
Nome
Função
Assinatura















Homologação pelo Diretor (n.º4 do Art.º 22.º)
Nome:

Data:

Assinatura:






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