sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Quais as Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão a aplicar para este caso? (Para cada medida, indicar o respetivo modo de operacionalização bem como os indicadores de resultados.)


Fundamentação:
O Ma……, no âmbito das tarefas e exigências gerais, realiza as atividades propostas de forma pouco autónoma e com diminuída perseverança, demonstrando dificuldades em acompanhar o ritmo de trabalho. Paralelamente evidencia limitações na organização das tarefas. De um modo geral, faz- se acompanhar do material necessário para as aulas, mas nem sempre realiza os trabalhos de casa.
Expressa-se oralmente num discurso inteligível, mas com um vocabulário pouco elaborado e com frágil coerência lógica. Demonstra dificuldades na compreensão de enunciados orais.
Os problemas do Ma……. centram-se particularmente ao nível da aprendizagem e aplicação de conhecimentos, dado o seu défice de atenção/concentração. O aluno apresenta défices acentuados em adquirir informação, conceitos, calcular, e dificuldades moderadas na resolução de problemas e no tomar de decisões. Continua-se a observar défices moderados ao nível do pensar, do escrever e do ler. Os problemas atrás referidos devem-se sobretudo a défices cognitivos acentuados, as lacunas construídas ao longo do seu percurso escolar devido à falta de estímulos, à falta de motivação. Uma das áreas fracas do aluno é a comunicação e produção de mensagens, com destaque para a escrita e compreensão das mensagens verbais e não-verbais, assim como, no manter uma discussão e na utilização de dispositivos e técnicas de comunicação. Expressa igualmente dificuldades em aplicar estratégias de cálculo mental e expressar ideias e processos matemáticos. Todos estes aspetos condicionam a sua educação escolar, ou seja, a vida escolar e todas as atividades relacionadas com o seu desenvolvimento global. Nas interações e relacionamentos interpessoais, não demonstra dificuldades assinaláveis na sua relação com colegas e professores.

3.1.   Medidas seletivas (Art.º 9.º) (Em complemento das medidas universais.)
  a) Percursos curriculares diferenciados
  b) Adaptações curriculares não significativas xxxxxxx 
  c) Apoio psicopedagógico
  d) Antecipação e reforço das aprendizagens
  e) Apoio tutorial

Sem comentários:

Enviar um comentário