Fundamentação:
O
Ma……, no âmbito das tarefas e exigências gerais, realiza as atividades
propostas de forma pouco autónoma e com diminuída perseverança, demonstrando
dificuldades em acompanhar o ritmo de trabalho. Paralelamente evidencia
limitações na organização das tarefas. De um modo geral, faz- se acompanhar do
material necessário para as aulas, mas nem sempre realiza os trabalhos de casa.
Expressa-se
oralmente num discurso inteligível, mas com um vocabulário pouco elaborado e
com frágil coerência lógica. Demonstra dificuldades na compreensão de
enunciados orais.
Os
problemas do Ma……. centram-se particularmente ao nível da aprendizagem e
aplicação de conhecimentos, dado o seu défice de atenção/concentração. O aluno
apresenta défices acentuados em adquirir informação, conceitos, calcular, e
dificuldades moderadas na resolução de problemas e no tomar de decisões.
Continua-se a observar défices moderados ao nível do pensar, do escrever e do
ler. Os problemas atrás referidos devem-se sobretudo a défices cognitivos
acentuados, as lacunas construídas ao longo do seu percurso escolar devido à
falta de estímulos, à falta de motivação. Uma das áreas fracas do aluno é a
comunicação e produção de mensagens, com destaque para a escrita e compreensão
das mensagens verbais e não-verbais, assim como, no manter uma discussão e na utilização de dispositivos e
técnicas de comunicação. Expressa igualmente dificuldades em aplicar
estratégias de cálculo mental e expressar ideias e processos matemáticos. Todos
estes aspetos condicionam a sua educação escolar, ou seja, a vida escolar e
todas as atividades relacionadas com o seu desenvolvimento global. Nas
interações e relacionamentos interpessoais, não demonstra dificuldades
assinaláveis na sua relação com colegas e professores.
3.1. Medidas
seletivas (Art.º 9.º) (Em
complemento das medidas universais.)
a)
Percursos curriculares diferenciados
b)
Adaptações curriculares não significativas xxxxxxx
c)
Apoio psicopedagógico
d)
Antecipação e reforço das aprendizagens
e)
Apoio tutorial
Sem comentários:
Enviar um comentário